The ultimate Fabric, Power BI, SQL, and AI community-led learning event. Save €200 with code FABCOMM.
Get registeredEnhance your career with this limited time 50% discount on Fabric and Power BI exams. Ends August 31st. Request your voucher.
Table 1 is a base of callcenter calls. this table shows only the extension, but not the station that answered the call. Table 2 shows the extension distribution over time. See, for example, extension 5710. He went from the Santo André post until 05/13/2020. From 05/14 he will be from Osasco. In spreadsheet 1, the call from the 13/05 should appear Santo André in the column "posto". On the call of 05/14, Osasco should appear in the "posto" column. How to solve? 😞
Solved! Go to Solution.
Tenta criar essa coluna:
Oi @admfabiomachado ,
Você vai fazer isso usando medida ? Se for, pega o id_ramal e compara apenas a data da tabela 1 com alguma data da tabela 2.
(data_1 = data_inicio ou data_1 = data_fim)
Ou também
data_inicio >= data_1 e data_fim >= data_1
Talvez ajude se não tiver data encavalada.
Se tiver uma dimensão de ramais, vai ajudar no cálculo, e pode ser que nem precise da tabela 1.
Olá, Camargo,
Obrigado!
A tabela 1 é a principal, que vem do SQL da empresa de callcenter. Infelizmente lá spo tenho o ramal que atendeu, mas não é possível vincular ao posto. Como esse ramal pode mudar ao longo do tempo. Ex: o ramal 5710 era do posto Santo André até 13/05. A partir de 14/05 passou a ser de Osasco.
Na tabela 1, pretendia criar uma coluna calculada. Pesquisando, alguém sugeriiu usar LOOKPVALUE combinando com as condicionais IF e AND. Ele me mostrou uma estrutura básica da função que devo incluir na coluna calculada "posto" da tabela 1, mas não entendi rsrsrs. Não sou da área. Essa ajuda é para uma grande ONG, sei usar o Power BI e assim que resolver essa questão, tudo estará resolvido. Veja a estrutura indicada que não soube usar:
posto = var data_inicio = LOOKUPVALUE("preciso incluir as variáveis aqui, mas não sei quais")
var data_fim = LOOKUPVALUE("preciso incluir as variáveis aqui, mas não sei quais")
return IF(AND("incluir as condições"; "resposta se verdadeira (exibir nome do posto)", "resposta se falsa (não sei o que retornar aqui")
rs que desafio hein;;; Quero muito ajudar essa ONG, já estou perdendo as esperanças. 😞 Abraços!
Tem como fazer isso de várias formas.
Você pode compartilhar apenas os dados dessas fotos como exemplo, eu crio uma função e te mando o arquivo explicando o passo a passo ?
Oi, @camargos88 , puxa, cara, muiiiiito obrigado!!! Terei uma reunião com eles hoje a noite e já estava preocupado.
Tentei colar aqui um link do onedrive com o arquivo do power bi, mas foi excluído. Acho que não pode né. Seguem as tabelas:
TABELA LIGAÇÕES
id_agente | data_ligacao | id_posto |
5921 | 10/05/2020 00:00 | |
5921 | 11/05/2020 09:05 | |
5840 | 12/05/2020 10:05 | |
5710 | 13/05/2020 10:05 | |
5710 | 14/05/2020 18:00 | |
6001 | 15/05/2020 10:00 |
TABELA RAMAIS:
id_ramal | posto | data_inicio | data_fim | status |
5921 | 1 | 01/02/2020 | 31/12/2099 | ativo |
5840 | 1 | 10/03/2020 | 31/12/2099 | ativo |
5710 | 3 | 07/01/2020 | 13/05/2020 | inativo |
5710 | 4 | 14/05/2020 | 31/12/2099 | ativo |
6001 | 4 | 15/05/2020 | 31/12/2099 | ativo |
TABELA POSTOS
id_posto | nome_posto |
1 | Mogi das Cruzes |
2 | Osasco |
3 | Santo André |
4 | Pinheiros |
O desafio é preencher a coluna id_posto da base ligacoes, considerando a faixa de data da tabela Ramais (deve aparecer o nome do posto somente se a data da ligação estiver dentro da faixa de data da tabela ramais - ou seja, se o registro da tabela ramais esteja ativo). Não haverá sobreposição de datas (ou seja, um mesmo ramal não estará em mais de um posto na mesma faixa de data)
lembrando que essa tabela ligacoes é gigante (26,5 milhoes de registros). Aqui nesse exemplo está só um modelo resumido com poucas linhas e poucas colunas.
Na tabela ramais, os registros que estão ativos estão com "data fim" em branco, mas as tabelas que estou disponibilizando agora estão com uma data no futuro do ano de 2099, para que seja possível validar uma faixa de data, caso seja esse o caminho.
Valeu!!!!!!!!!!
Oi, @camargos88 , puxa, cara, muiiiiito obrigado!!! Terei uma reunião com eles hoje a noite e já estava preocupado.
segue um arquivo ZIP com essa tabela já no Power BI: https://cvv01-my.sharepoint.com/:u:/g/personal/bi_cvv_org_br/ERlWNuEAUJJAsQDzqmR3dwgBclBNhb7yOS3uFFa...
O desafio é preencher a coluna id_posto da base ligacoes.
lembrando que essa tabela ligacoes é gigante (26,5 milhoes de registros). Aqui nesse exemplo está só um modelo resumido com poucas linhas e poucas colunas.
Na tabela ramais, os registros que estão ativos estão com "data fim" em branco, mas no arquivo do power bi acima estão com uma data no futuro do ano de 2099, para que seja possível validar uma faixa de data, caso seja esse o caminho.
Valeu!!!!!!!!!!
Tenta criar essa coluna:
@camargos88 ,Cara!!!!1 Funcionou!!!1 Rapaz, que felicidade!!!!! Show!!! testarei com um volume maior de dados. Muito feliz... Você acabou de contribuir para uma grande causa! Muito obrigado. Sou voluntário no CVV - Centro de Valorização da Vida.
Forte abraço!!!
User | Count |
---|---|
27 | |
12 | |
8 | |
8 | |
5 |
User | Count |
---|---|
31 | |
15 | |