Join us at FabCon Atlanta from March 16 - 20, 2026, for the ultimate Fabric, Power BI, AI and SQL community-led event. Save $200 with code FABCOMM.
Register now!Calling all Data Engineers! Fabric Data Engineer (Exam DP-700) live sessions are back! Starting October 16th. Sign up.
OLÁ,
Tenho o seguinte caso:
Tabela vendas:
- Meta Alcançável (é a o quanto da meta já deveria ter sido alcançado -- Meta / Dias úteis * Dias Passados)
- Dias Úteis (Medida calculada a partir de uma tabela data)
- Dias passados (Medida -- Dias úteis - Dias úteis restantes )
Tabela Lojas:
- Número da loja (chave da relação entre as tabelas)
- Abre final de semana (Sim ou Não)
Preciso fazer um cálculo da medida META ALCANÇÁVEL, mas se caso um valor específico de outra tabela esteja sendo selecionado, o cálculo no visual leve em consideração outra condição de dias, isso porque nem todas as lojas abrem somente em dias úteis, mas sim todos os dias.
Por exemplo, tenho um gráfico de barras e no valor da META ALCANÇÁVEL da LOJA X, que não abre final de semana e possui na tabela Lojas o campo ABRE FINAL DE SEMANA como Sim, o ideal seria em vez dos dias úteis o total de dias do mês atual e nos dias passados atuais do relatório.
META ALCANÇÁVEL = META / TOTAL DE DIAS DO MÊS ATUAL * DIAS PASSADOS ATUAIS
Seguem os dados em Link:
https://drive.google.com/drive/folders/1ohkzA_ocKKAbymZNCXtJ2q3nupCjXBo9?usp=sharing
Exemplo de um resultado esperado:
No caso da Loja 5 uma das que abrem todos os dias, o cálculo seria:
Meta - R$350.000
Dias Úteis - 31 (Nesse caso são os totais de dias do mês de outubro)
Dias Passados - 24 (dia dessa mensagem, mas no cálculo seria uma função Today, provavelmente)
META ALCANÇÁVEL = META / TOTAL DE DIAS DO MÊS ATUAL * DIAS PASSADOS ATUAIS
META ALCANÇÁVEL = 350.000/ 31 * 24
META ALCANÇÁVEL = 270967,74
OBS: Já me indicaram usar isfiltered, mas ele apenas me deixa ver uma coluna inteira, precisa que fosse possível checar se um valor específico da coluna está sendo filtrado
Solved! Go to Solution.
Hi @mottamatheus835 ,
Based on your description, I created several new measures
Displays the workday count when not filtered
When filtering, counts based on the type of different stores
Further calculations can be made based on these measures, If this is not what you need, please describe further
Best Regards,
Gallen Luo
If this post helps, then please consider Accept it as the solution to help the other members find it more quickly.
Hi @mottamatheus835 ,
Based on your description, I created several new measures
Displays the workday count when not filtered
When filtering, counts based on the type of different stores
Further calculations can be made based on these measures, If this is not what you need, please describe further
Best Regards,
Gallen Luo
If this post helps, then please consider Accept it as the solution to help the other members find it more quickly.