Forum Discussion
Pré Filtragem
Olá!
Em meu painel, tenho uma segmentação de dados com o campo de ano. Nela, posso filtrar pelos dados de 2025, 2024, 2023, etc...
Eu preciso que, todos os meus gráficos tragam por pré definição o Ano Atual em que estamos.
Mas que, caso eu selecione por exemplo, o ano de 2024 ou algum outro na minha segmentação de dados, ele altere este filtro de ano atual para os que eu selecionei.
O objetivo é: Ao abrir o painel, todos os dados serão do Ano Corrente.
Se eu selecionar algum Ano manualmente na segmentação de dados, este que deve ser considerado.
10 Replies
- Praful_Potphode
Super User
Hi e1smann ,
Criar uma coluna “Ano Atual” no Power Quer
let // Etapa 1: Carregar o arquivo Excel do caminho local Fonte = Excel.Workbook(File.Contents("C:\Caminho\Para\Seu\Arquivo\Financial Sample.xlsx"), null, true), // Etapa 2: Acessar a planilha ou tabela nomeada correta Dados = Fonte{[Item="Sheet1", Kind="Sheet"]}[Data], // Etapa 3: Promover cabeçalhos e definir os tipos de dados CabecalhosPromovidos = Table.PromoteHeaders(Dados, [PromoteAllScalars=true]), Tipado = Table.TransformColumnTypes(CabecalhosPromovidos, { {"Date", type date} }), // Etapa 4: Adicionar coluna personalizada comparando o ano atual com o ano da data AnoAtual = Date.Year(DateTime.LocalNow()), AdicionarColunaPersonalizada = Table.AddColumn(Tipado, "AnoResultado", each let AnoLinha = Date.Year([Date]) in if AnoLinha = AnoAtual then Text.From(AnoAtual) else Text.From(AnoLinha), type text) in AdicionarColunaPersonalizadalet // Step 1: Load Excel file from local path Source = Excel.Workbook(File.Contents("C:\Path\To\Your\Financial Sample.xlsx"), null, true), // Step 2: Access the correct sheet or named table Data = Source{[Item="Sheet1", Kind="Sheet"]}[Data], // Step 3: Promote headers and set data types PromotedHeaders = Table.PromoteHeaders(Data, [PromoteAllScalars=true]), Typed = Table.TransformColumnTypes(PromotedHeaders, { {"Date", type date} }), // Step 4: Add custom column comparing year of today vs year of date column CurrentYear = Date.Year(DateTime.LocalNow()), AddCustomColumn = Table.AddColumn(Typed, "YearOutput", each let RowYear = Date.Year([Date]) in if RowYear = CurrentYear then Text.From(CurrentYear) else Text.From(RowYear), type text) in AddCustomColumnAbove is the transalated message so just to help you understand Try to create a column in power query which will give you current year as output or other year value as output
Please give Kudos or mark it ass solution once confirmed.
Thanks and Regards,
Praful
- e1smannNew Member
Olá!
Obrigado pela mensagem.
Estou trazendo meus dados diretamente do SQL, na minha extração tenho uma coluna de Ano (período dos dados que estou consultando) e também trouxe o AnoAtual do sistema a partir do Year(Getdate()).
A minha dúvida seria como configurar no painel para que quando o usuário acesse, traga automaticamente dados referentes ao ano atual de forma dinâmica. Ou seja, quando mudar para 2026, trazer dados referentes a este ano.
Até aí já consegui fazer, porém, após aplicada essa regra ele não respeita mais a segmentação de dados. Se o usuário selecionar 2026, não retorna nada.- Praful_Potphode
Super User
- v-saisrao-msft
Community Support
Hi e1smann,
Have you had a chance to review the solution we shared by Praful_Potphode? If the issue persists, feel free to reply so we can help further.
Thank you.
- v-saisrao-msft
Community Support
Hi e1smann,
Checking in to see if your issue has been resolved. let us know if you still need any assistance.
Thank you.
- e1smannNew Member
Olá!
Infelizmente ainda não. Desculpe a demora a retornar.
No decorrer dessa semana irei responder novamente com o passo a passo que realizei e o que faltou funcionar.
- v-saisrao-msft
Community Support
Thanks for the update
- e1smannNew Member
Olá!
No decorrer dessa semana irei responder novamente com o passo a passo que realizei e o que faltou funcionar.
- e1smannNew Member
Olá!
- v-saisrao-msft
Community Support
Hi e1smann,
Checking in to see if your issue has been resolved. let us know if you still need any assistance.
Thank you