Join us at FabCon Atlanta from March 16 - 20, 2026, for the ultimate Fabric, Power BI, AI and SQL community-led event. Save $200 with code FABCOMM.
Register now!The Power BI Data Visualization World Championships is back! Get ahead of the game and start preparing now! Learn more
Bom dia a todos,
Hoje, quando abrir o arquivo já existente do BI apareceu o seguinte erro "Não foi possível recuperar o modelo de dados para esse relatório. Tente novamente mais tarde" com isso não recuperou os dados da planilha base
Solved! Go to Solution.
Este forum nos ajudou com a solução do problema
Hi @MayconMateus ,
PBI Desktop has now been updated to the August version, there may be a problem with the previous installer, so it caused the problem of not being able to load, users who downloaded this version can uninstall the current version of Desktop and re-download the installer to update it or replace it with the July version, I hope that my answer is helpful to you guys!
Hope it helps!
Best regards,
Community Support Team_ Tom Shen
If this post helps then please consider Accept it as the solution to help the other members find it more quickly.
Hi @MayconMateus ,
PBI Desktop has now been updated to the August version, there may be a problem with the previous installer, so it caused the problem of not being able to load, users who downloaded this version can uninstall the current version of Desktop and re-download the installer to update it or replace it with the July version, I hope that my answer is helpful to you guys!
Hope it helps!
Best regards,
Community Support Team_ Tom Shen
If this post helps then please consider Accept it as the solution to help the other members find it more quickly.
Este forum nos ajudou com a solução do problema
Boa tarde Pessoal!
Estava com esse mesmo problema e simplesmente desistalei e instalei na central de software, e voltou normal.
Exato!! O problema aparentemente estava ocorrendo ao tentar instalar o software sobre a versão de Julho. Para correção basta fazer uma desinstalação completa e instalar novamente a versão de agosto.
Bom dia, no meu caso está acontecendo a mesma coisa, aparece os dados no Power Query, já tentei atualizar tudo e também nada. O meu arquivo está no Sharepoint e quando eu abro pelo navegador todos os dados aparecem, mas eu não consigo manusear esses dados para criar novas visões ou atualizar algum dado.
Estou com o mesmo problema com diversos usuários e aparentemente é um erro da versão de agosto de 2024 (2.132.908.0 64-bit ) que foi lançada a dois dias atrás. Verifiquem a versão e caso possível faça um downgrade para versão de Julho de 2024.
Refiz este processo mais ainda persiste o erro, tanto que até em um novo arquivo ele aparece o erro de "Não foi possível recuperar o modelo de dados para esse relatório. Tente novamente mais tarde"
Está acontendo a mesma coisa cmg!
Comigo está acontecendo exatamente a mesma coisa. O problema começou hoje, e acontece com todos os dashboards que eu já utilizava. Muito estranoho. Mesmo baixando o dashboard publicado para abrir no PC, tambem dá o mesmo erro.
isso são fontes quebradas, quando um painel é publicado ele precisa estar conectado às fontes, e faz isso via gateway, seja um gateway local ou web. quando baixamos um arquivo pbi e tentamos atualizar ou carregar os dados e dá esse erro, é alguma das tabelas sem referência ou caminho incorreto, é só revisar que vai encontrar onde está o problema.
O erro descrito no print, é falta de modelo de dados, que é a ligação entre as tabelas, quando tem uma ligação e o arquivo deixa de existir, dá esse erro mesmo.o ideal é sempre olhar no power query primeiro, as vezes só de configurar uma tabela para não carregar no relatório, já causa isso.
Bom dia, tenta abrir o PowerQury e clica em atualizar tudo
se isso não resolver, você precisa ir nas etapas e verificar sua fonte e editar se for o caso.
Se sua fonte for local (uma pasta e arquivo do seu computador), centifique-se que ele ainda existe e está salvo no mesmo lugar.... caso contrário, na edição de fonte você consegue busca-lo novamente
No PowerQuery os dados aparecem. O problema é que não carrega para o relatório...
Exatamente isso
Check out the November 2025 Power BI update to learn about new features.
Advance your Data & AI career with 50 days of live learning, contests, hands-on challenges, study groups & certifications and more!