Forum Discussion

sergioAires's avatar
sergioAires
Regular Visitor
2 years ago

pbi matrix chart

Hi,

I have an Excel sheet with a column containing count values. Each count needs to be grouped into  hierarchical levels. However, some count values only have 2, 3, or 4 of these levels.

When I visualize this data in a matrix chart in Power BI, blank levels appear, showing multiple empty levels. If I hide these blank levels, all data below the last level (which is the account number) disappears.

Could you help me solve this problem?

5 Replies

• sergioAires's avatar
      sergioAires
      Regular Visitor

for example, number 6243 just has 3 levels
      in matrix of pbi show 5 levels with empty levels.

excel

pbi matrix

• Que bom que fala português, meu inglÊs é péssimo.

Esse comportamento que mostrou na tabela é normal, é esperado inclusive, se na tabelas temos valores com as 5 colunas de nivel preenchidas, a tabela sempre terá 5 colunas. Neste caso a única forma de resolver isso é pivotar sua tabela e tranformar as colunas de nivel em linhas, assim o produto 6243 terá 3 linhas (nivel 1, nivel 2 e nivel 3) enquanto o produto 6242211 terá 5 linhas de niveis.

Se te ajudei, considere curtir e marcar como solução para que outros membros encontrem facilmente.

Abraço.

• sergioAires's avatar
      sergioAires
      Regular Visitor

Olá boa tarde
      sim, é melhor em português 😉
      da forma como descreveu penso que não fique como o pretendido. no pbi não fica com os niveis encadeados de forma correta. 
      por outro lado, por exemplo, cada conta aparece tantas vezes quantas as linhas que no excel temos para cada conta.
      entretanto encontrei uma solução que não sendo a solução perfeita para o meu problema, no grafico matriz, elimina as linhas vazias referentes aos niveis vazios - (16) DAX Fridays! #112: Remove blanks from hierarchies with ISINSCOPE - YouTube

Obrigado pela ajuda
      Sérgio

• sergioAires's avatar
        sergioAires
        Regular Visitor

nota,
        a imagem que enviei é de como fica como vc sugeriu
        obrigado
        Sérgio