Forum Discussion
Medida como filtro
Tenho uma medida que avalia se é a primeira venda para o cliente, a primeira venda do produto para o cliente ou uma recompra.
Segue medida:
Usei a função CALCULATETABLE e SUMMARIZE para agregar as colunas que preciso e utilizar as medidas como colunas.
= CALCULATETABLE(SUMMARIZE(Vendas;Cliente[idCliente];dProduto[idProduto];"fat cli prod AAtual";[Fat Prod Ano_Atual];"fat cliprod AA"; [Fat Cli-Prod Anos_Anteriores]))Desta forma, utilizei a IF para classificar a venda conforme as medidas que tornaram-se colunas.
3 Replies
- BINanovetoresFrequent Visitor
Usei a função CALCULATETABLE e SUMMARIZE para agregar as colunas que preciso e utilizar as medidas como colunas.
= CALCULATETABLE(SUMMARIZE(Vendas;Cliente[idCliente];dProduto[idProduto];"fat cli prod AAtual";[Fat Prod Ano_Atual];"fat cliprod AA"; [Fat Cli-Prod Anos_Anteriores]))Desta forma, utilizei a IF para classificar a venda conforme as medidas que tornaram-se colunas.- AnonymousNot applicable
Boa noite
Estou com o mesmo problema que você, porém não consigo resolver.
-- Tenho uma planilha com diversos valores de clientes, e criei um ranking para classificar do maior para o menor. Posteriormente criei um parâmetro de 1 a 10 para que possa utilizar de maneira dinamica esse ranking criado.
-- Ocorre que eu gostaria de criar um card com a soma desses valores que estão dentro do parâmetro, através de um filtro das medidas referentes ao ranking e ao parâmetro.
Mas o PowerBi me retorna "Uma função 'CALCULATE' foi utilizada em uma expressão True/False usada como expressão de filtro de tabela. Isso não é permitido."SomaClientesRanking = CALCULATE('Carteira + Avais'[Saldo Atual],'Carteira + Avais'[RankingClientes] <= 'Parâmetro'[Parâmetro Valor])
Tentei a seguinte alternativa, mas me retorna a soma de todos os valores e não apenas os do parâmetro:SomaClientesRankingTopN =CALCULATE(SUMX('Carteira + Avais','Carteira + Avais'[Saldo Atual]),FILTER('Carteira + Avais','Carteira + Avais'[RankingClientes] <= ('Parâmetro'[Parâmetro])))
Muito obrigada!
- BINanovetoresFrequent Visitor
Detalhe que, quando coloco a medida como um filtro de visual em uma tabela ou matriz (tabela dinâmica), as vendas são filtradas corretamente e o total mostrado é o valor que preciso